Movimentos sociais processos educativos cidadania 1

Movimentos Sociais, Processos Educativos e Cidadania

Matricule-se agora por R$ 99,00
12 vídeos
1 prova
1 texto
60 horas

Conteúdos do Curso

  • Aulas em Vídeo
    • Aula 01

    • Aula 02

    • Aula 03

    • Aula 04

    • Aula 05

    • Aula 06

    • Aula 07

    • Aula 08

    • Aula 09

    • Aula 10

    • Aula 11

    • Aula 12

  • Módulo em PDF
    • Módulo em PDF

  • Avaliação Final
    • Avaliação Final

Aula Demonstrativa




Descrição do curso

O curso de Movimentos sociais, processos educativos e cidadania busca articular e proporcionar a inter-relação de temas da contemporaneidade conectados com a questão social, a cidadania, democracia e a atuação dos sujeitos coletivos. Conhecer a interface e correlação de forças entre a questão social e os movimentos e classes sociais.

O curso será pautado na concepção colaborativa de aprendizagem, contando com Material Didático Virtual (MDV), Vídeo Aula, estudos e atividades individuais, despertando no aluno o desenvolvimento da autonomia de aprendizagem e formação da atitude investigativa constante.





Categoria: Gestão

Informações gerais

Conteúdo
  • BLOCO TEMÁTICO 1 - Movimentos sociais clássicos, novos movimentos sociais e a emergência de novas demandas na atualidade
  • TEMA 1 - Movimentos sociais: partindo dos seus preceitos sociais, culturais, políticos e econômicos
  • CONTEÚDO 1 - Noções de classe social: um estudo complexo: classes sociais em Max Weber
  • CONTEÚDO 2 - Noções de classe social: classes sociais em Marx e no marxismo
  • CONTEÚDO 3 - Estrutura de classes na sociedade brasileira: contexto histórico
  • CONTEÚDO 4 - A interface classe, raça e gênero na sociedade brasileira
  • TEMA 2 - Conceito e contexto histórico-social dos movimentos sociais
  • CONTEÚDO 1 - Em torno dos conceitos de movimento social
  • CONTEÚDO 2 - Novos e velhos movimentos dos trabalhadores: organizações sindicais - do século XIX ao século XX, na Europa e no Brasil
  • CONTEÚDO 3 - Sindicalismo no Brasil nas décadas de 1960, 70, 80 e os dias atuais
  • CONTEÚDO 4 - Novos movimentos sociais da ditadura à abertura política: a atuação cidadã
  • BLOCO TEMÁTICO 2 - MOVIMENTOS SOCIAIS E SUA INTERFACE EDUCACIONAL NA (RE)CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
  • TEMA 3 - A POLISSEMIA DE DEMANDAS E MOVIMENTOS SOCIAIS
  • CONTEÚDO 1 - Movimentos sociais: processos educativos na busca pela cidadania
  • CONTEÚDO 2 - Movimentos sociais de bairro
  • CONTEÚDO 3 - Movimento rural: das Ligas Camponesas ao MST
  • CONTEÚDO 4 - Movimentos com recorte de gênero: movimento de mulheres e feministas
  • TEMA 4 - Cidadania (re)construída a partir das ações e estruturação educativa dos Movimentos sociais
  • CONTEÚDO 1 - Movimentos com recorte de gênero: LGBTTs
  • CONTEÚDO 2 - Movimento étnico- racial: movimentos negros
  • CONTEÚDO 3 - Movimento étnico racial: lutas pelos direitos dos povos indígenas no Brasil
  • CONTEÚDO 4 - E o que dizer dos movimentos sociais na atualidade? Movimentos sociais em rede e/ou rede de movimento social
Objetivo

 Objetivo Geral: Objetivo Geral:

Compreender as formas como as relações são articuladas entre as classes sociais e os movimentos sociais e as contribuições que esses movimentos proporcionam para a consolidação da democracia, da cidadania, dos direitos sociais e a equidade nas relações.

Objetivos específicos:

  • Identificar características que definam a categoria classe social, inclusive suas contradições e formas de se fazerem presentes nas sociedades contemporâneas.
  • Compreender a inter-relação classes e movimentos sociais e as diferentes formas de atuação dessas categorias na sociedade.
  • Entender as demandas e formas de ativismo dos velhos e novos movimentos sociais, bem como as suas  pressões, reivindicações, proposições e atuações na atualidade.



Público alvo

Desenvolvido para atender ao público em geral, que necessita da composição de carga horária nos cursos de graduação e pós-graduação, assim como aperfeiçoamento para profissionais que dispõem de pouco tempo para ingresso em cursos  presenciais.





Metodologia

Visando a aquisição de saberes, habilidades e valores de forma autônoma, os cursos de extensão digital utiliza-se de estratégias de ensino que valorizam a auto-gestão da aprendizagem. A proposta pedagógica preconiza que o conteúdo seja estudado a distância, apoiado pela consulta dos materiais didáticos e pelos recursos multimídias disponibilizados tais como: Plataforma digital de fácil acesso, MDV – (Material Didático Virtual), vídeo aulas, textos de apoio didático e testes virtuais.

 

Desta forma, a metodologia de ensino-aprendizagem é estruturada para que o aluno em paralelo:

·        Assista ao Vídeo;

·        Estude o conteúdo do Material Didático Virtual (MDV);

·        Responda à Avaliação de Conclusão do Curso, obtendo aprovação como requisito obrigatório para a geração do seu certificado automático.

 





Certificado

A certificação será gerada automaticamente para o aluno que tiver concluído os seus estudos sobre Movimentos Sociais, Processos Educativos e Cidadania e ter sido aprovado na Avaliação de Conhecimentos, alcançando uma média mínima de 60 (sessenta pontos).






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