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Políticas Públicas de Avaliação Institucional

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60 horas

Conteúdos do Curso

  • Bloco Inicial
    Grátis
    • Aula 01 / PARTE 1

  • Continuação das Aulas em Vídeo
    • Aula 01 / PARTE 2

    • Aula 02 / PARTE 1

    • Aula 02 / PARTE 2

    • Aula 02 - PARTE 3

    • Aula 03 / PARTE 1

    • Aula 03 / PARTE 2

    • Aula 04

    • Aula 05 - PARTE 1

    • Aula 05 - PARTE 2

    • Aula 06 / PARTE 1

    • Aula 06 / PARTE 2

    • Aula 07 / PARTE 1

    • Aula 07 / PARTE 2

    • Aula 07 / PARTE 3

  • Módulo em PDF
    • Módulo em PDF

  • Avaliação Final
    • Avaliação Final

Aula Demonstrativa




Descrição do curso

Avaliar uma Instituição de Ensino Superior tornou-se uma preocupação relevante e de responsabilidade dos governantes e membros representantes das gestões das Universidades Brasileiras. Avaliar uma Instituição de Ensino Superior significa buscar caminhos que levem a resultados de socialização, de flexibilização, de informação, de planejamento e de gestão que são de total importância para a vida da instituição e desenvolvimento das universidades e da educação superior no país. Neste sentido, para que a sociedade conheça a qualidade de cada estabelecimento de ensino e tenha parâmetros para escolher onde cursar a graduação existe políticas públicas de avaliação institucional que realizam este trabalho avaliativo em todas as instituições de ensino superior do país. Estas políticas dever ser estudadas e compreendidas para dar um maior suporte ao desenvolvimento da educação superior em nosso país.






Categoria: Direito

Informações gerais

Conteúdo
  • AULA 1 / TEMA 1
  • - A Avaliação Institucional e a Identidade da Instituição de Ensino Superior
  • - A avaliação, seus objetivos, sua justificativa e sua finalidade
  • - Avaliação Institucional: conceito, histórico e base legal
  • - Avaliação e identidade institucional: as IES em questão
  • - Contexto educacional e as Políticas Públicas de avaliação institucional
  • AULA 2 / TEMA 2
  • - As Políticas Públicas de Avaliação Institucional no Brasil e sua aplicação nas IES
  • - Origem e trajetória de avaliação das IES no Brasil
  • - O SINAES e o CONAES e as diretrizes para avaliação das IES
  • - Modalidades de aplicação da Avaliação Institucional
  • - A avaliação Institucional: ENADE e mudanças em contexto
Objetivo
Objetivo Geral:
 Conhecer as políticas públicas de avaliação institucional entendendo a importância de sua aplicação nas IES enquanto processo impulsionador do desenvolvimento da educação brasileira.


Objetivos Específicos:
- Reconhecer e diferenciar os órgãos responsáveis pela avaliação institucional no Brasil.
- Observar as etapas envolvidas na avaliação institucional realizada pelo SINAES.
- Perceber o desenvolvimento do processo de aplicação das políticas públicas de avaliação institucional na IES.
- Desenvolver senso crítico acerca da importância da avaliação institucional enquanto processo contínuo e de regulação.





Público alvo

Desenvolvido para atender ao público em geral, que necessita da composição de carga horária nos cursos de graduação e pós-graduação, assim como aperfeiçoamento para profissionais que dispõem de pouco tempo para ingresso em cursos presenciais.

Metodologia

Visando a aquisição de saberes, habilidades e valores de forma autônoma, os cursos de extensão digital utiliza-se de estratégias de ensino que valorizam a auto-gestão da aprendizagem. A proposta pedagógica preconiza que o conteúdo seja estudado a distância, apoiado pela consulta dos materiais didáticos e pelos recursos multimídias disponibilizados tais como: Plataforma digital de fácil acesso, MDV – (Material Didático Virtual), vídeo aulas, textos de apoio didático e testes virtuais.

 

Desta forma, a metodologia de ensino-aprendizagem é estruturada para que o aluno em paralelo:

·        Assista ao Vídeo;

·        Estude o conteúdo do Material Didático Virtual (MDV);

·        Responda à Avaliação de Conclusão do Curso, obtendo aprovação como requisito obrigatório para a geração do seu certificado automático.


Certificado

A certificação será gerada automaticamente para o aluno que tiver concluído os seus estudos no curso  e ter sido aprovado na Avaliação de Conhecimentos, alcançando uma média mínima de 60 (sessenta pontos).

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