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Abordagens Históricos Filosóficos da Educação

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60 horas

Conteúdos do Curso

  • Bloco Inicial
    Grátis
    • Aula 01

  • Continuação das Aulas em Vídeo
    • Aula 02

    • Aula 03

    • Aula 04

    • Aula 05

    • Aula 06

    • Aula 07

    • Aula 08

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    • Aula 11

    • Aula 12

  • Módulo em PDF
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  • Avaliação Final
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Aula Demonstrativa




Descrição do curso

Apropriação e reflexão do conceito e a importância da História, Filosofia e Educação. A importância da História e Filosofia da Educação na formação do educador. Evolução do processo educativo desde as primeiras organizações sociais até a Idade Contemporânea. A Filosofia e suas dimensões epistemológica, axiológica e antropológica. O processo educativo no Brasil: do período colonial até a república. Contribuição da filosofia à reflexão sobre o processo educativo na atualidade. Análise crítica da educação e o professor como estimulador do pensar e da expressão filosófica. Desafios da educação para o século XXI.





Categoria: Educação

Informações gerais

Conteúdo
  • Introdução aos Estudos Históricos da Educação
  • TEMA 1 - Introdução aos Estudos de História da Educação
  • CONTEÚDO 1 : Conceitos, objeto de estudo e importância da História da Educação
  • CONTEÚDO 2 : A educação nas sociedades primitivas, oriental e clássica, nos períodos medieval a contemporâneo.
  • CONTEÚDO 3 : A importância da História na formação do educador
  • CONTEÚDO 4 : Atualidade e perspectivas da Educação no Brasil.
  • TEMA 2 - Evolução do processo educativo no Brasil
  • CONTEÚDO 1 : Periodização dos Estudos da Educação no Brasil
  • CONTEÚDO 2 : A Educação Jesuítica
  • CONTEÚDO 3 : A Educação no período Imperial.
  • CONTEÚDO 4 : A Educação brasileira no período Republicano.
  • Abordagem Histórico- Filosófica da Educação
  • TEMA 3 - Introdução aos Estudos Filosóficos da Educação
  • CONTEÚDO 1 : Conceitos, objeto de estudo e importância da Filosofia da Educação
  • CONTEÚDO 2 : O estudo da Filosofia no processo educativo
  • CONTEÚDO 3 : A importância da Filosofia na formação do educador
  • CONTEÚDO 4 : Desafios da educação para o século XXI
  • TEMA 4 - A Filosofia e as suas dimensões de estudo
  • CONTEÚDO 1 : Ramos da Filosofia: Epistemologia, axiologia e antropologia
  • CONTEÚDO 2 : Contribuição da filosofia no processo educativo
  • CONTEÚDO 3 : Análise crítica da educação filosófica
  • CONTEÚDO 4 : O papel do professor como estimulador do pensar e de expressão filosófica
Objetivo

 Objetivo Geral:

 

Os objetivos da disciplina Abordagens Histórico Filosóficos da Educação estão coerentes com o perfil profissional do egresso, a estrutura curricular e o contexto educacional. Pretende subsidiar uma prática pedagógica fundamentada, coerente e eficaz no atual contexto brasileiro, por meio da compreensão da inter-relação existente entre os processos de desenvolvimento da educação no âmbito mundial e os (des) caminhos da educação brasileira. Como objetivo geral pretende-se integrar ao mercado de trabalho graduados aptos ao exercício da profissão, que se utilizem, com ética e compromisso profissional e social, das competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso – isto é, que associem, eficazmente, as teorias, conteúdos e procedimentos aprendidos às necessidades detectadas nos contextos específicos de atuação docente no campo da Educação.

 

Objetivos Específicos:

 

·         Formar um profissional apto a atuar nas séries finais do Ensino Fundamental(6º ao 9º anos) e Ensino Médio no desenvolvimento de pesquisas voltadas para a compreensão do processo histórico da educação.

·         Formar um profissional consciente de seu papel e importância enquanto cidadão responsável pela educação e pelo desenvolvimento de mentes críticas e criativas.

·         Contribuir para a melhoria do ensino e da pesquisa em Historia e História da Educação, no Brasil e, especificamente na região de abrangência da faculdade.

·        Formar um professor/pesquisador capaz de inovar e buscar novos caminhos a serem seguidos em sua área de trabalho, respeitando, para isso, os princípios éticos e legais que regem a sua profissão.





Público alvo

Desenvolvido para atender ao público em geral, que necessita da composição de carga horária nos cursos de graduação e pós-graduação, assim como aperfeiçoamento para profissionais que dispõem de pouco tempo para ingresso em cursos presenciais.

Metodologia

Visando a aquisição de saberes, habilidades e valores de forma autônoma, os cursos de extensão digital utiliza-se de estratégias de ensino que valorizam a auto-gestão da aprendizagem. A proposta pedagógica preconiza que o conteúdo seja estudado a distância, apoiado pela consulta dos materiais didáticos e pelos recursos multimídias disponibilizados tais como: Plataforma digital de fácil acesso, MDV – (Material Didático Virtual), vídeo aulas, textos de apoio didático e testes virtuais.

 

Desta forma, a metodologia de ensino-aprendizagem é estruturada para que o aluno em paralelo:

·        Assista ao Vídeo;

·        Estude o conteúdo do Material Didático Virtual (MDV);

·        Responda à Avaliação de Conclusão do Curso, obtendo aprovação como requisito obrigatório para a geração do seu certificado automático.


Certificado

A certificação será gerada automaticamente para o aluno que tiver concluído os seus estudos  e ter sido aprovado na Avaliação de Conhecimentos, alcançando uma média mínima de 60 (sessenta pontos).

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