Filosofia etica desenvolvimento humano 1

Filosofia, Ética e Desenvolvimento Humano

Fazer aulas grátis Matricule-se agora por R$ 99,00
14 vídeos
1 prova
1 texto
60 horas

Conteúdos do Curso

  • Bloco Inicial
    Grátis
    • Aula 01

  • Continuação das Aulas em Vídeo
    • Aula 01

    • Aula 02

    • Aula 03

    • Aula 04

    • Aula 05

    • Aula 06

    • Aula 07

    • Aula 08

    • Aula 09

    • Aula 10

    • Aula 11

    • Aula 12

    • Aula 13

  • Módulo em PDF
    • Módulo em PDF

  • Avaliação
    • Avaliação de Conclusão

Aula Demonstrativa




Descrição do curso

O curso de Filosofia, Ética e Desenvolvimento Humano, considera a necessidade de capacitação do estudante ao exercício de sua profissão em toda sua plenitude. Para isso foi concebida uma formação sólida e visão generalista dos processos, garantindo uma atuação em todas as esferas empresariais e permitindo contribuir para o desenvolvimento não apenas da organização a qual faz parte, mas também do contexto social ao qual está inserido. O administrador moderno deve ter a capacidade de atuar com tranqüilidade na gestão de pessoas, finanças, mercadologia, empreendedorismo, liderança e motivação, estratégias, administração da produção, gestão orçamentária, marketing, logística e áreas de aderência a sua profissão. Por essas exigências, ao longo da formação são enfatizados não apenas a importância de entender cada disciplina que compõe a estrutura curricular do curso, mas também é fomentada a criação de um senso crítico de cada conteúdo.




Categoria: Educação

Informações gerais

Conteúdo
  • BLOCO TEMÁTICO 1 - FILOSOFIA
  • TEMA 1 - Filosofia: O que é? Para que serve?
  • CONTEÚDO 1 - Os Períodos da Filosofia Grega e os Seus Principais Representantes – Sócrates, Platão e Aristóteles.
  • CONTEÚDO 2 - A Razão X Dogmatizacão do Saber
  • CONTEÚDO 3 - A Filosofia e os Paradigmas da Sociedade Moderna
  • CONTEÚDO 4 - Filosofia e os Novos Paradigmas Educacionais do Século XXI
  • TEMA 2 - Filosofia e Seu Caráter Interdisciplinar
  • CONTEÚDO 1 - Fundamentos Propedêuticos da Lógica Formal, Moderna e Dialética.
  • CONTEÚDO 2 - Fundamentos da Filosofia Política
  • CONTEÚDO 3 - Temas Filosóficos no Cenário Contemporâneo das CTS
  • CONTEÚDO 4 - Importância do estudo de filosofia para o desenvolvimento humano
  • BLOCO TEMÁTICO 2 - ÉTICA E DESENVOLVIMENTO HUMANO
  • TEMA 3 - UM ESTUDO SOBRE ÉTICA E MORAL
  • CONTEÚDO 1 - Pressupostos Básicos da Ética – Percorrendo a Linha do Tempo dasEscolas Éticas Fundamentais: Da Antiguidade aos Dias Atuais
  • CONTEÚDO 2 - Ética Deontológica. Código de Ética Profissional
  • CONTEÚDO 3 - Ética, Trabalho, Cidadania eDireitos Humanos.
  • CONTEÚDO 4 - Ética: uma ferramenta para o desenvolvimento humano.
  • TEMA 4 - UM ESTUDO SOBRE DESENVOLVIMENTO HUMANO
  • CONTEÚDO 1 - O que é Desenvolvimento Humano? Reflexões Sobre as Teorias do Desenvolvimento Humano.
  • CONTEÚDO 2 - A Importância da Valorização Humana na SociedadeContemporânea
  • CONTEÚDO 3 - Índices de Desenvolvimento Humano no Brasil e no Mundo.
  • CONTEÚDO 4 - Gestão do Desenvolvimento Humano e a Responsabilidade Socioambiental.
Objetivo

Objetivo Geral:

Refletir sobre os principais fundamentos propostos e discutidos no âmbito da Filosofia, da Ética e do Desenvolvimento Humano em diferentes épocas, dedicando atenção à conquista de posturas reflexivas, críticas, criativas e humanizadas frente ao tecido social contemporâneo que requer ação-reflexão-ação quando das relações humanas e empresariais frente ao mercado competitivo e global que requer uma atuação pautada na observância da responsabilidade social.

 

Objetivos Específicos:

 

·        Demonstrar a relevância da postura filosófica e do pensamento autônomo enquanto fundamentos à formação/atuação acadêmica e profissional.

·        Compreender o contexto originário ocidental da Filosofia e a aproximação conceitual desta área com atenção tanto aos elementos do processo de “saída” da perspectiva mítica à racional quanto às funções do mito “ontem” e “hoje”.

·        Relacionar os saberes sobre processo do conhecimento, linguagem e lógica, aplicando-os às iniciativas de superação frente a desafios contemporâneos.

·        Identificar as características que aproximam e distingue ética, moral e desenvolvimento humano.

·        Abalizar os fundamentos das principais correntes filosóficas de diferentes épocas, com atenção às suas relações com a ética e suas possíveis implicações sobre a sociedade atual denominada de sociedade do conhecimento.




Público alvo

Desenvolvido para atender ao público em geral, que necessita da composição de carga horária nos cursos de graduação e pós-graduação, assim como aperfeiçoamento para profissionais que dispõem de pouco tempo para ingresso em cursos presenciais.




Metodologia

Visando a aquisição de saberes, habilidades e valores de forma autônoma, os cursos de extensão digital utiliza-se de estratégias de ensino que valorizam a auto-gestão da aprendizagem. A proposta pedagógica preconiza que o conteúdo seja estudado a distância, apoiado pela consulta dos materiais didáticos e pelos recursos multimídias disponibilizados tais como: Plataforma digital de fácil acesso, MDV – (Material Didático Virtual), vídeo aulas, textos de apoio didático e testes virtuais.

 

Desta forma, a metodologia de ensino-aprendizagem é estruturada para que o aluno em paralelo:

·        Assista ao Vídeo;

·        Estude o conteúdo do Material Didático Virtual (MDV);

·        Responda à Avaliação de Conclusão do Curso, obtendo aprovação como requisito obrigatório para a geração do seu certificado automático.

 





Certificado

A certificação será gerada automaticamente para o aluno que tiver concluído os seus estudos sobre Metodologia do Trabalho Científico  e ter sido aprovado na Avaliação de Conhecimentos, alcançando uma média mínima de 60 (sessenta pontos).




Filosofia etica desenvolvimento humano 2