Fundamentos historicos filosoficos educacao 1

Fundamentos Histórico Filosóficos da Educação

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12 vídeos
1 prova
1 texto
60 horas

Conteúdos do Curso

  • Bloco Inicial
    Grátis
    • Aula 01

  • Continuação das Aulas em Vídeo
    • Aula 02

    • Aula 03

    • Aula 04

    • Aula 05

    • Aula 06

    • Aula 07

    • Aula 08

    • Aula 09

    • Aula 10

    • Aula 11

    • Aula 12

  • Módulo em PDF
    • Módulo em PDF

  • Avaliação
    • Avaliação de Conclusão

Aula Demonstrativa




Descrição do curso

O curso de Fundamentos Histórico Filosóficos da Educação traz como principal meta, estimular o estudante à prática de  estudos, a produção do conhecimento e sua difusão não só no âmbito acadêmico, mas também em instituições de ensino, museus, em órgãos de preservação de documentos, da memória e do patrimônio cultural, bem como em serviços de consultoria, conhecer as informações básicas sobre as diferentes épocas históricas nas várias tradições civilizatórias assim como sua inter-relação, problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço, dominar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e análise das relações sócio-históricas e filosóficas, promover a ampliação dos conhecimentos Históricos- Filosóficos da Educação buscando a análise e a compreensão crítica dos vários contextos históricos, articular os conhecimentos da História com as demais Ciências Humanas, atualizar o professor nas pesquisas e nos estudos de Ensino de História, Filosofia e Educação estimulando-o à produção do conhecimento nesta área, capacitar o professor para a utilização das variadas linguagens, presentes de forma cada vez mais marcantes no campo da aprendizagem, promover a análise e compreensão crítica da nossa realidade, particularmente da realidade educacional, para que possa nela atuar de forma mais conseqüente, atuar de modo a estimular a capacidade do aluno em criticar, debater e argumentar, de formular hipóteses e de generalizar, bem como de justificar os discursos por meio de interpretações coerentes.




Categoria: Educação

Informações gerais

Conteúdo
  • BLOCO TEMÁTICO 1 - Introdução aos Estudos Históricos da Educação
  • TEMA 1 - Introdução aos Estudos de História da Educação
  • CONTEÚDO 1 - Conceitos, objeto de estudo e importância da História da Educação
  • CONTEÚDO 2 - A educação nas sociedades primitivas, oriental e clássica, nos períodos medieval a contemporâneo.
  • CONTEÚDO 3 - A importância da História na formação do educador
  • CONTEÚDO 4 - Atualidade e perspectivas da Educação no Brasil.
  • TEMA 2 - Evolução do processo educativo no Brasil
  • CONTEÚDO 1 - Periodização dos Estudos da Educação no Brasil
  • CONTEÚDO 2 - A Educação Jesuítica
  • CONTEÚDO 3 - A Educação no período Imperial.
  • CONTEÚDO 4 - A Educação brasileira no período Republicano.
  • BLOCO TEMÁTICO 2 - Abordagem Histórico- Filosóficos da Educação
  • TEMA 3 - Introdução aos Estudos Filosóficos da Educação
  • CONTEÚDO 1 - Conceitos, objeto de estudo e importância da Filosofia da Educação
  • CONTEÚDO 2 - O estudo da Filosofia no processo educativo
  • CONTEÚDO 3 - A importância da Filosofia na formação do educador
  • CONTEÚDO 4 - Desafios da educação para o século XXI
  • TEMA 4 - A Filosofia e as suas dimensões de estudo
  • CONTEÚDO 1- Ramos da Filosofia: Epistemologia, axiologia e antropologia
  • CONTEÚDO 2 - Contribuição da filosofia no processo educativo
  • CONTEÚDO 3 - Análise crítica da educação filosófica
  • CONTEÚDO 4 - O papel do professor como estimulador do pensar e de expressão filosófica
Objetivo

Objetivo Geral:

Os objetivos da disciplina Abordagens Histórico Filosóficos da Educação estão coerentes com o perfil profissional do egresso, a estrutura curricular e o contexto educacional. Pretende subsidiar uma prática pedagógica fundamentada, coerente e eficaz no atual contexto brasileiro, por meio da compreensão da inter-relação existente entre os processos de desenvolvimento da educação no âmbito mundial e os (des) caminhos da educação brasileira. Como objetivo geral pretende-se integrar ao mercado de trabalho graduados aptos ao exercício da profissão, que se utilizem, com ética e compromisso profissional e social, das competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso – isto é, que associem, eficazmente, as teorias, conteúdos e procedimentos aprendidos às necessidades detectadas nos contextos específicos de atuação docente no campo da Educação.

 

Objetivos específicos:

·        Formar um profissional apto a atuar tanto nos ensinos Infantil e fundamental I , na disciplina de História e Educação, quanto no desenvolvimento de pesquisas voltadas para a compreensão do processo histórico.

·        Formar um profissional consciente de seu papel e importância enquanto cidadão responsável pela educação e pelo desenvolvimento de mentes críticas e criativas.

·        Contribuir para a melhoria do ensino e da pesquisa em Historia e História da Educação, no Brasil e, especificamente na região de abrangência da faculdade.

·        Formar um professor/pesquisador capaz de inovar e buscar novos caminhos a serem seguidos em sua área de trabalho, respeitando, para isso, os princípios éticos e legais que regem a sua profissão.




Público alvo

Desenvolvido para atender ao público em geral, que necessita da composição de carga horária nos cursos de graduação e pós-graduação, assim como aperfeiçoamento para profissionais que dispõem de pouco tempo para ingresso em cursos presenciais.




Metodologia

Visando a aquisição de saberes, habilidades e valores de forma autônoma, os cursos de extensão digital utiliza-se de estratégias de ensino que valorizam a auto-gestão da aprendizagem. A proposta pedagógica preconiza que o conteúdo seja estudado a distância, apoiado pela consulta dos materiais didáticos e pelos recursos multimídias disponibilizados tais como: Plataforma digital de fácil acesso, MDV – (Material Didático Virtual), vídeo aulas, textos de apoio didático e testes virtuais.

 

Desta forma, a metodologia de ensino-aprendizagem é estruturada para que o aluno em paralelo:

·        Assista ao Vídeo;

·        Estude o conteúdo do Material Didático Virtual (MDV);

·        Responda à Avaliação de Conclusão do Curso, obtendo aprovação como requisito obrigatório para a geração do seu certificado automático.




Certificado

A certificação será gerada automaticamente para o aluno que tiver concluído os seus estudos sobre Cidadania e Interculturalismo e ter sido aprovado na Avaliação de Conhecimentos, alcançando uma média mínima de 60 (sessenta pontos).




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