Fundamentos antropologicos educacao 1

Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação

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1 prova
1 texto
60 horas

Conteúdos do Curso

  • Bloco Inicial
    Grátis
    • Aula 01

  • Continuação das Aulas em Vídeo
    • Aula 02

    • Aula 03

    • Aula 04

    • Aula 05

    • Aula 06

    • Aula 07

    • Aula 08

    • Aula 09

    • Aula 10

    • Aula 11

    • Aula 12

    • Aula 13

    • Aula 14

    • Aula 15

  • Módulo em PDF
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  • Avaliação
    • Avaliação

Aula Demonstrativa




Descrição do curso

O curso de Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação traz como competência, possibilitar ao estudante atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária; Identificar problemas socioculturais e educacionais com vistas à investigação, com o objetivo de contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras; Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental, ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras.




Categoria: Educação

Informações gerais

Conteúdo
  • BLOCO TEMÁTICO 1 - AS TEORIAS SOCIOLÓGICAS E A EDUCAÇÃO
  • TEMA 1 - SOCIOLOGIA: ASPECTOS GERAIS
  • CONTEÚDO 1 - Conceito. O indivíduo na sociedade.
  • CONTEÚDO 2 - Grupos sociais, processos sociais, instituições sociais, status e papel.
  • CONTEÚDO 3 - Estratificação social, mudança social.
  • CONTEÚDO 4 - Teorias sociológicas: Émile Durkheiem, Karl Marx e Max Weber.
  • TEMA 2 - SOCIOLOGIA E A EDUCAÇÃO
  • CONTEÚDO 1 - A educação enquanto objeto de reflexão sociológica
  • CONTEÚDO 2 - Objeto e método da sociologia da educação.
  • CONTEÚDO 3 - A educação popular.
  • CONTEÚDO 4 - Educação Brasileira: Anísio Teixeira.
  • BLOCO TEMÁTICO 2 - AS TEORIAS ANTROPOLÓGICAS E A EDUCAÇÃO
  • TEMA 3 - ANTROPOLOGIA: ASPECTOS GERAIS
  • CONTEÚDO 1 - Conceito, evolução cultural do Homem.
  • CONTEÚDO 2 - Família, religião, gênero, etnia.
  • CONTEÚDO 3 - A diversidade cultural e o “olhar” antropológico, a perspectiva do “outro” e a tentativa de entender sua lógica.
  • CONTEÚDO 4 - O multiculturalismo como forma de convivência cotidiana com as diferentes concepções de mundo e práticas sociais.
  • TEMA 4 - ABORDAGEM SOCIOANTROPOLÓGICA DA EDUCAÇÃO:
  • CONTEÚDO 1 - A escola e a estratificação social. A alienação em Karl Marx
  • CONTEÚDO 2 - Louis Althusser e os aparelhos ideológicos de Estado
  • CONTEÚDO 3 - Função social da escola.
  • CONTEÚDO 4 - Educação, controle social, democracia e cidadania.
Objetivo

Objetivo Geral: Objetivo Geral:

Contribuir para a formação crítico-social do educando, possibilitando a compreensão e intervenção social, seja em sala de aula, seja em ambiente extraclasse, proporcionando a discussão acerca das relações entre o homem, seu contexto social, a diversidade cultural presentes na Educação, constituindo-se em instrumento pedagógico para o entendimento e a transformação das formas de ocorrência do conhecimento humano.

 Objetivos específicos:

  • Investigar os principais conceitos da Sociologia e da Antropologia, os quais contribuíram efetivamente para a Ciência da Educação, e quais são seus pressupostos teórico-metodológicos;
  • Avaliar a Educação como fenômeno social e objeto de estudo da Sociologia;
  • Compreender a Educação como um processo cultural, histórico-evolutivo do homem, e objeto de estudo da Antropologia;
  • Pesquisar as formulações teóricas e práticas das áreas de sociologia e antropologia na educação acerca do fenômeno educacional e dos determinantes socioculturais do espaço escolar.
  • Estudar os aspectos sociológicos da educação;
  • Analisar os pressupostos da sociologia geral e as relações com os problemas sociais;
  • Analisar a sociologia como instrumento à compreensão dos problemas da educação brasileira.



Público alvo

Desenvolvido para atender ao público em geral, que necessita da composição de carga horária nos cursos de graduação e pós-graduação, assim como aperfeiçoamento para profissionais que dispõem de pouco tempo para ingresso em cursos  presenciais.




Metodologia

Visando a aquisição de saberes, habilidades e valores de forma autônoma, os cursos de extensão digital utiliza-se de estratégias de ensino que valorizam a auto-gestão da aprendizagem. A proposta pedagógica preconiza que o conteúdo seja estudado a distância, apoiado pela consulta dos materiais didáticos e pelos recursos multimídias disponibilizados tais como: Plataforma digital de fácil acesso, MDV – (Material Didático Virtual), vídeo aulas, textos de apoio didático e testes virtuais.

 

Desta forma, a metodologia de ensino-aprendizagem é estruturada para que o aluno em paralelo:

·        Assista ao Vídeo;

·        Estude o conteúdo do Material Didático Virtual (MDV);

·        Responda à Avaliação de Conclusão do Curso, obtendo aprovação como requisito obrigatório para a geração do seu certificado automático.




Certificado

A certificação será gerada automaticamente para o aluno que tiver concluído os seus estudos sobre Cidadania e Interculturalismo e ter sido aprovado na Avaliação de Conhecimentos, alcançando uma média mínima de 60 (sessenta pontos).




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